Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos, é o novo presidente eleito do Brasil

  Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos, é o novo presidente eleito do Brasil. O capitão reformado e deputado federal foi eleito pelo PSL, o Partido Social Liberal, ao qual se filiou meses antes do início oficial da campanha eleitoral de 2018.
Bolsonaro filiou-se ao PSL em março de 2018. Antes, era do PP, Partido Progressista, uma legenda de porte médio envolvida em uma série de escândalos de corrupção. O PSL havia eleito apenas um deputado federal na eleição anterior, em 2014, e chegou a oito cadeiras na Câmara a partir do troca-troca partidário. Fechou apenas uma aliança formal para a eleição. Foi com o PRTB, outro partido pequeno. É dele que veio seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão. A chapa militar angariou apoio entre membros das Forças Armadas. Parte do empresariado aderiu à campanha. E agentes do mercado financeiro deixaram clara sua preferência pelo capitão reformado. Na prática, Bolsonaro não teve estrutura tradicional de campanha. Não tinha estrutura partidária nos estados. Não tinha tempo na propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV. Mas dispunha de uma ampla rede digital, com milhões de apoiadores, páginas nas mais diversas redes sociais e centenas de grupos de WhatsApp.

  Bolsonaro assumirá a Presidência tendo ao lado um Congresso com rostos novos, mais conservador e com mais parlamentares à direita, principalmente na Câmara. Uma configuração favorável a ele. O resultado das urnas em 7 de outubro refletiu o desgaste dos partidos e políticos tradicionais, sendo parte deles derrotada por lideranças de movimentos políticos antipetistas, lideranças de grupos religiosos e militares. O PSL, partido de Bolsonaro, teve um salto, resultado do desempenho do próprio capitão no primeiro turno. Passou de um partido pequeno para a segunda maior bancada da Câmara, ocupando espaço até então de legendas tradicionais como MDB, DEM e PSDB.



Rádio TV AVIVAWEB,  Notícias


Categoria:Aviva News

Deixe seu Comentário